sexta-feira, 12 de abril de 2013

A empreitada no "mundo" de cada um.

Às vezes a gente acha que o mundo está contra nós. Nosso chefe nos engana com aquela promoção que deve acontecer "em breve", nossos amigos são falsos, nosso par romântico não nos ama tanto quanto nós amamos, nossa família é mais um peso do que um prazer, enfim... às vezes tudo dá tão errado que o problema só pode ser com o mundo.


Nessas horas nos esquecemos de algo muito importante: a probabilidade das pessoas estarem premeditadamente irmanadas fazendo coisas contra nós só para atormentar a nossa vida , ela existe, mas é infinitamente pequena.

Logo, tem mais cabimento tirar os olhos do mundo, o qual julgamos que está totalmente voltado pra nós, e colocá-los no primeiro espelho que encontrarmos.


O que vemos nesse espelho? Rugas? Defeitos de nascença? Olhos que poderiam ser de uma cor mais atraente? Cabelos que não nos agradam? 

Se for só isso, definitivamente, não estamos vendo nada.




Mas insista. Continue observando.
Nosso ar é preocupado? Os olhos estão tristes? Parece que envelhecemos rapidamente? Bem, já estamos vendo alguma coisa. Vamos mais fundo.


Consegue ver os erros? Erros que nós mesmos cometemos? Consegue "ver" os pensamentos? Aqueles pensamentos teimosos sobre como as coisas e as pessoas devem ser e se comportar? Consegue "ver" aquela inflexibilidade diante das coisas que nos faz dramatizar tudo e ainda culpar aos outros? Consegue "ver" aquele pessimismo que não conseguimos transformá-lo em otimismo nem copiando o que os outros fazem?


Ok, agora sim. Agora o espelho começou a mostrar a realidade. Ele está revelando que o "mundo" que está contra nós está bem na nossa frente. Ali mesmo, olhando para o nosso rosto.


E já que agora descobrimos que não é preciso consertar o mundo todo pra que as coisas melhorem, dá pra começar a obra cujo empreiteiro somos nós mesmos.

Pois eu fico aqui imaginando o que aconteceria se todos fizessem a mesma coisa com o seu próprio "mundo".

Tenho a certeza que tudo seria mais ameno e resolveríamos as coisas de uma forma bem mais tranquila.


Diante de uma perspectiva dessas, vale a pena cuidar para que o nosso "mundo" seja auto-sustentável. E pra isso bastaria apenas realizarmos as obras diárias que nele fossem necessárias.

O resultado a gente ia ver à nossa volta e, principalmente, em frente ao nosso espelho.



by Dalton Cortucci


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...