quarta-feira, 20 de agosto de 2014

O Eneagrama - As Tríades (II)

Para se iniciar no estudo do Eneagrama a auto-observação é fator primordial. 
(se você não leu o primeiro post, segue o link: "O Eneagrama - Início (I)".

Obviamente, isso é importante porque precisamos descobrir aquilo que é dominante em nós. A partir desse descobrimento, será possível separar os pensamentos, emoções e atitudes que são coerentes com nosso perfil dominante, daqueles que são apenas fruto de nossa educação na infância, da cultura em que vivemos e das relações que estabelecemos. Esse conjunto de fatores constroem nossa visão do mundo e de nós mesmos. São eles que nos fazem reagir ao ambiente para sobreviver a ele.


O Eneagrama apresenta 9 tipos de personalidades, as quais podemos chamar de 9 formas de pensar, de sentir e de agir. Dentre esses tipos cada um de nós encontrará um perfil com o qual sentirá uma identificação mais forte. Provavelmente, será esse tipo que estará mais próximo daquilo que nos define. 

E esse é o ponto de partida.


Mas e daí?

Ao reconhecer no Eneagrama nosso tipo (também chamado eneatipo), tomamos consciência das condições para o desbloqueio e recuperação de nossas qualidades que estavam escondidas.

Segundo Claudio Naranjo, um dos principais estudiosos e divulgadores do Eneagrama, conhecê-lo nos serve para:

  • conhecermos melhor e tomar consciência dos aspectos que nos passam despercebidos mas que são evidentes aos olhos dos outros;
  • compreender até onde pode ir nosso desenvolvimento pessoal e profissional;
  • tomar decisões de acordo com nossa maneira de ser e não nos submetermos a pressões inúteis e desnecessárias;
  • compreender os pontos fortes e fracos dos demais e nos adequarmos as suas características, de modo que possam se sentir confortáveis, ao invés da defensiva quando se relacionam conosco;
  • saber de que modo nossa personalidade impede o encontro com nossa própria essência.
Mas como saberemos identificar corretamente nosso tipo dentre os 9?
A maioria das pessoas diz que quando descobre o seu tipo saberá no mesmo momento. Isto porque (é provável) que você sinta imediatamente uma sensação de identificação. É como encontrar algo que diga claramente as coisas que você sempre soube subconscientemente. Quando essas coisas acontecem, pode ter certeza que você corretamente identificou o seu eneatipo.

Para começar a explicar o funcionamento do Eneagrama, é importante conhecermos 3 forças que influenciam amplamente os eneatipos (tipos de personalidade). São elas:


  • as Forças Mentais
  • as Forças Emocionais
  • as Forças Instintivas


As 3 Forças Mentoras no Eneagrama

Pelo desenho do Eneagrama podemos observar onde elas atuam de forma mais contundente:
  • Mentais: eneatipos 5, 6 e 7
  • Emocionais: eneatipos 2, 3 e 4
  • Instintivas: eneatipos 8, 9 e 1

De forma resumida, isso significa que:
  • Os eneatipos Mentais são aqueles que, basicamente, usam a razão como mentor de suas vidas. São pessoas planejadoras, dedicam mais tempo em conhecer e calcular consequências do que a executá-las. 
  • Os eneatipos Emocionais são aqueles que, basicamente, têm as emoções como mentor de suas vidas. São pessoas sociáveis, comunicativas que criam relações com facilidade com o fim de serem notados, apreciados, admirados.
  • Os eneatipos Instintivos são aqueles que, basicamente, usam a ação como mentor de suas vidas. São pessoas determinadas, protetoras, não se deixam controlar facilmente e tendem mais a mandar do que a obedecer.
É claro que todos temos dentro de nós as 3 forças, mas a ideia aqui é entendermos que cada um está condicionado por uma delas em maior medida. 

No próximo post vou especificar as características de cada eneatipo. Ressalto que o objetivo principal é de apresentar, em linhas gerais e de forma bem tranquila, o que é o Eneagrama e qual a sua importância, para quem nunca teve qualquer proximidade com o assunto - se você não leu o primeiro post, segue o link: "O Eneagrama - Início (I)".


by Dalton Cortucci



Se prefere em vídeo, assista e me dê um feedback. Obrigado!





quinta-feira, 7 de agosto de 2014

O Eneagrama - Início (I)

Não sei dizer há quanto tempo tive contato com o Eneagrama, mas nos últimos 10 anos intensifiquei e aprofundei meus estudos nesse tema, o qual, a meu ver, deveria ser mais divulgado para que mais pessoas pudessem usufruir desse conhecimento.

Na época em que comecei a estudar o Eneagrama senti-me atraído porque ele permitiu-me desenvolver uma certa facilidade e rapidez em conhecer as pessoas. Em outras palavras, o Eneagrama me tornou mais perspicaz em perceber as principais características de personalidade e a compreender o padrão das atitudes das pessoas. Obviamente, isso ajudou muito em meus relacionamentos, fato que perdura até hoje.

No entanto, admito, a princípio foi muito difícil, pois o estudo do Eneagrama inicia-se por uma profunda jornada de autoconhecimento. Isso significa que um iniciante precisa uma constante auto-observação, através da qual ele consiga perceber o que está detrás de suas intenções, e não raro, a intenção que está por detrás da intenção.

Sei que parece um pouco complicado, e na verdade é mesmo, exceto se houver um método para se perceber isso, e o Eneagrama é a chave mestra para essa jornada.

Uma breve definição e histórico

O Eneagrama é um sistema que nos permite detectar o tipo de personalidade das pessoas através de uma figura geométrica de nove pontas que representa os nove tipos de personalidades básicas da natureza humana e suas complexas inter-relações. 




Baseado na sabedoria espiritual de muitas e diferentes tradições antigas, o Eneagrama foi levado ao público em Moscou, no ano de 1915, por George Gurdjieff, filósofo e professor que usou o Eneagrama em seu programa de desenvolvimento humano. Somente na década de 1960, Oscar Ichazo, fundador da Escola Arica, estabeleceu os nove tipos de personalidade no Eneagrama. Pouco tempo depois, Claudio Naranjo, MD, e outros psicólogos em Berkeley combinaram o Eneagrama com os últimos desenvolvimentos da psicologia moderna.

Hoje o Eneagrama é uma ferramenta poderosa que se tornou largamente usada por terapeutas, coaches, executivos de empresas, empresários, pais e professores em muitos países ao redor do mundo

Aplicações principais

Na versão moderna do Eneagrama existem muitas aplicações, mas em termos práticos eu diria que o Eneagrama tem como aplicações principais:
  1. O crescimento pessoal e espiritual 
  2. O desenvolvimento de nossa capacidade de alcançar relacionamentos bem sucedidos em casa e no trabalho 
  3. A capacidade de desenvolver a liderança, a montagem de equipes e a habilidade de comunicação, tudo isso no âmbito do trabalho. 

Como já mencionei, o estudo do Eneagrama começa por uma jornada de autoconhecimento. Afinal, sem sabermos um pouco mais sobre quem somos é muito mais difícil conhecer os outros. Mas é nessa jornada de autoconhecimento que conseguimos perceber nossos padrões de pensamento, sentimentos e comportamento, aumentando nossa auto-consciência e tendo como consequência a facilidade de detectarmos nossos pontos fortes e nossos pontos cegos. Quando tomamos posse dessas informações, resultado de muita auto-observação, conseguimos explorar mais nossos potenciais, assim como corrigirmos nossos erros, obtendo como resultado um aumento de nossa eficácia pessoal e profissional.

Principalmente no âmbito de nossos relacionamentos, o Eneagrama é um método poderoso que aumenta a nossa inteligência emocional - e não há melhor sistema no mundo de hoje para aprender a criar relacionamentos mais bem sucedidos. Isto se dá porque quando reconhecemos os diferentes pontos de vista e as necessidades básicas de cada tipo de personalidade, podemos de imediato melhorar a nossa comunicação no relacionamento com os outros. Esse aumento de empatia com as outras pessoas em nossas vidas nos torna capazes de responder às necessidades que toda relação exige para que se mantenha num patamar saudável.

Embora o assunto seja inesgotável, a ideia deste post é apenas chamar a atenção do Eneagrama para quem nunca ouviu falar dele. Mas é o primeiro de uma pequena série introdutória, a qual espero que seja do interesse de todos.


by Dalton Cortucci


Leve para sua empresa ou instituição uma de nossas palestras ou workshops sobre Inteligência Emocional, Eneagrama e Coaching.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...