O termo Sincronicidade é fruto do trabalho do psicanalista Carl Jung, mas aqui vou apenas me apropriar do termo e ficar bem longe de qualquer discussão acadêmica.
Na verdade, o termo Sincronicidade está ganhando espaço em nosso vocabulário como indicador de duas crenças:
a primeira é a de que
"nenhum acontecimento é por acaso"
e a segunda é a de que
"todos os acontecimentos estão escritos em nosso destino".
Essas duas crenças nos levam de imediato a concluir que realmente ninguém acredita em coincidências.
A consequência que a ideia das duas nos sugere é a de que todos os acontecimentos em nossa vida estão sincronizados. Em outras palavras, nada na vida é casual, tudo é causal.
Uma prova disso está em nós mesmos. Sempre que um evento "coincidente" nos acontece, imediatamente lançamos mão de argumentos tais como: "estava escrito", ou "tinha de ser assim", ou "nada é por acaso". Essas expressões só reforçam a ideia de que para nós, de fato, "coincidências" não existem.
Bem, se coincidências não existem e tudo é obra de um sincronismo entre eventos, então torna-se importante começar a olhar as coisas ao nosso redor como um cientista, pois, no fim das contas, o que deve estar acontecendo agora embute mensagens sobre uma "coincidência" que irá acontecer em breve. Essa é apenas uma conclusão lógica.
Já que estamos usando esse raciocínio, podemos então começar exercitando com o fato de você ter chegado até aqui para ler este post do blog. Por qual razão será que chegou até ele ?
Mas perguntar dessa forma não é adequado. Uma boa dica para estimular o espírito científico na observação dos acontecimentos é trocar a pergunta: ao invés de "por quê?" troque para "para quê?".
Faça isso sempre que um evento chamar a sua atenção, seja com você ou com alguém com quem convive.
Lembre-se sempre de trocar a pergunta "por quê?" por "para quê?".
"Para que isto está acontecendo na minha vida?"
"Para que isto está acontecendo na vida dele(a)?"
Fique atento ao que acontece com você e use essas perguntas sempre que for conveniente. Fazer isso é uma manifesta intenção de que você já está especulando os acontecimentos como se fosse um cientista. Com o tempo, irá se surpreender como a sua capacidade de percepção e compreensão dos acontecimentos muda para melhor.
Bem, então é bom começar já e aos poucos constate a Sincronicidade na sua vida. Com o tempo vai parecer até mágica.
Experimente!
by Dalton Cortucci
Bem, então é bom começar já e aos poucos constate a Sincronicidade na sua vida. Com o tempo vai parecer até mágica.
Experimente!
by Dalton Cortucci
.
Leve para sua empresa ou instituição uma de nossas palestras ou workshops sobre Inteligência Emocional, Eneagrama e Coaching.
ÓTIMO COMEÇO, PALAVRINHAS MÁGICAS, QUERO MAIS...SEJA BEM VINDO AO MUNDO DOS BLOGS..FALTAVA VC AQ, MIL SORRISOS
ResponderExcluirVAI ARRASAR AQUI TAMBÉM....MANDOU BEM GRANDE DALTON!
ResponderExcluirSAUDADES
SORAYA
Também sinto que é isso Mana, por isso eu olho pra tudo na vida e tento compreender a sua importância por estar acontecendo...bjs
ResponderExcluir