sexta-feira, 10 de junho de 2011

Ser Inteligente: O Que Realmente Significa ?

Um dos temas que mais atraem as pessoas - especialmente aos jovens - é o desenvolvimento do cérebro. Existem muitos livros que ensinam a estimulá-lo e exercitá-lo, sugerindo tornar o cérebro mais rápido e eficiente.


Mas em termos práticos o que significa realmente ser inteligente? O que a inteligência representa? O que está por detrás desse desejo de ser inteligente ou mais inteligente ?

Para alguns, "ser inteligente" significa ter um diferencial competitivo. Para outros, significa elevar sua auto-estima. Não são raros aqueles que associam a ideia de inteligência ao "poder". Há também quem julgue que ser inteligente é uma garantia de sucesso na vida. E não podemos nos esquecer daqueles que sentem a "inteligência" como fator de atração, basta constatar quantas pessoas colocam essa "virtude" como condição para a escolha de um parceiro.

No fim das contas, ainda que a ciência se esforce para conceituar o que significa "inteligência", a ideia do que ela sugere varia muito dentro de cada um de nós. 

Tudo indica que essa  ideia de "inteligência" expressa uma condição, na qual acreditamos ser necessária para que possamos alcançar aquilo que desejamos.

Nos dias de hoje, a Inteligência Emocional ("I.E.") é o que mais se assemelha ao que as pessoas idealizam como sendo "inteligência". Isto porque ela é medida através de fatores que estão muito próximos da ideia daquilo que resulta quando alguém é provido de "inteligência". 

De fato, fatores tais como: 
  • realização
  • prazer  
  • conquista dos objetivos
  • capacidade de relacionar-se
  • auto-estima 
são, em linhas gerais, aquilo que todos perseguimos.

Diante de tais fatores chego à conclusão que, a despeito do que a "inteligência" signifique sob o ponto de vista neurocientífico, o que vale mesmo para as pessoas é a ideia do que a "inteligência" as permite conquistar de forma prática, e isso, seguramente, não é dado por qualquer teste de Q.I.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...