quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Os tipos de Personalidade no Eneagrama (III)

No post anterior vimos que os tipos de personalidade (Eneatipos) descritos no Eneagrama são divididos em 3 forças: Emocionais, Mentais e Instintivas. Mesmo que os três centros funcionem fluidamente para responder às diferentes situações da vida, o certo é que cada um de nós está condicionado por um centro em maior medida. 

Por sua vez, dentro desse centro que é preponderante, o Eneagrama acondiciona 3 Eneatipos, sendo que para um indivíduo um desses Eneatipos também exerce predomínio sobre os outros dois. 

Antes de descrever cada um dos Eneatipos, é importante relembrar que o Eneagrama fala em cada um deles das coisas inconscientes que nos sucedem. Cada um tem uma forma concreta de perceber a realidade e demonstra que nenhum de nós percebe a realidade tal como ela é, porque todos estamos condicionados. São 9 estilos de personalidade, 9 formas de ver a vida, 9 conjuntos de valores diferentes, 9 estilos de comunicação diferentes, 9 modos de resolver os problemas, 9 formas de motivar-se, de pensar, de sentir e de reagir.

É um mapa de como somos, de como nos relacionamos com a forma de ser das outras pessoas e de como poderíamos nos libertar das barreiras que limitam nosso próprio potencial.


Vamos ver agora uma breve descrição de cada um dos 9 Eneativos, lembrando que cada um deles não é exclusivo na vida de um indivíduo, mas preponderante em meio a todos eles (veja os vídeos no final do post).




Eneatipos Emocionais (2, 3 e 4)

2: "Ajudador"
É motivado pela necessidade de ser amado e valorizado pelo que é; por atender às necessidades dos demais; por expressar seus sentimentos, e por sentir-se necessário, apreciado, obter aclamação e créditos para si.

3: "Motivador"
É motivado pela necessidade de ser produtivo, alcançar o sucesso e evitar o fracasso a todo custo. Para ele, uma pessoa vale pelo quanto realiza e produz. Dá muito valor à sua imagem.


4: "Individualista"
É motivado pela necessidade de experimentar seus sentimentos e de ser compreendido, para encontrar o significado da vida e evitar ser alguém comum. Toda essa sensibilidade o leva a ter um forte traço ligado à arte e à beleza.


Eneatipos Mentais (5, 6 e 7)

5: "Investigador"
É motivado pela necessidade de conhecer e entender tudo, para ser autosuficiente e para evitar parecer tolo. Isola-se dos outros para evitar ser sensibilizado e acredita que o conhecimento é tudo.

6: "Leal"
É motivado pela necessidade de segurança. Busca apoio dos outros para tentar obter garantias para evitar a insegurança e a ansiedade. É bastante sociável porque acredita na segurança proporcionada pelas outras pessoas.

7: "Entusiasta"
É motivado pela necessidade de ser feliz e planejar atividades agradáveis para evitar o sofrimento e a dor. Sua necessidade de experimentar tudo que lhe traga prazer o faz abrir vários projetos simultaneamente e ter uma agenda social intensa.


Eneatipos Instintivos (8, 9 e 1)

8: "Líder"
É motivado pela necessidade de ser autosuficiente e forte para evitar a sensação de fraqueza ou dependência. Esforça-se por ser poderoso e para isso supera qualquer obstáculo, às vezes, a qualquer custo.

9: "Pacificador"
É motivado por manter a harmonia no seu ambiente, evitar conflitos e tensões, preservar as coisas como são, e resistir à tudo que possa perturbar sua paz. Dá tanta importância à conciliação que perde o foco de seus próprios objetivos.


1: "Perfeccionista"
É motivado pela necessidade de ser íntegro, coerente com seus ideais, de trabalhar com disciplina para melhorar, e de proteger-se de críticas de modo à não ser condenado por ninguém.



Quando olhamos pela primeira vez a descrição dos 9 tipos de personalidade, é normal que nos vejamos nas características de vários Eneatipos. Seguramente, todos compartilhamos partes ou características de todos eles, mas sempre há um Eneatipo que marca a raiz de nosso comportamento, a forma de perceber o que está à nossa volta, e as nossas motivações.

Também é importante termos em conta que não existe um ranking, onde um tipo de personalidade seja melhor do que outro. Tudo depende dos níveis de intensidade de cada Eneatipo na vida do indivíduo, requerendo ou não uma atenção especial para alcançar o equilíbrio desejado.

A pergunta que sempre vem a seguir é: 
"Qual é o meu tipo de personalidade? Meu Eneatipo?"

Bem, este é o tema do próximo post. 


E para quem não viu os anteriores, seguem os links:
O Eneagrama - As Forças Mentoras (II)



by Dalton Cortucci


E assista em vídeo uma visão geral das personalidades no Eneagrama.









Um comentário:

  1. O seu artigo é formidável e muito esclarecedor. Agradeço por sua partilha de informação. Um abraço, Tatiana

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...