domingo, 21 de setembro de 2014

Numa decisão, jamais negocie seus valores internos.

Tomar uma decisão conjunta não é nada fácil. Muitas vezes, as divergências acontecem porque as pessoas mantêm suas posições baseadas em seus valores internos.

Valores internos são particulares e não são regidos pelo mercado, pela moda, pelo IPTU, ou pelo supermercado. Valor interno é aquilo que a gente sente sem levar em conta o que os outros dizem. Se aceitarmos a influência externa sobre aquilo que damos valor, é bem possível que estejamos indo contra nós mesmos.

Quando a nossa personalidade se forma, os valores vão se estabelecendo influenciados pela educação que recebemos e pelo ambiente em que vivemos. Em outras palavras, adotamos como valores aquilo que a maioria valoriza, simplesmente pra não nos sentirmos excluídos ou diferentes.

Mas existem valores que não sofrem influência porque são inatos. Eles variam de pessoa para pessoa, mas valores tais como amizade, paz, respeito, caráter, liberdade, segurança, são coisas que, se valorizamos, dificilmente sofrem influência externa a ponto de mudarmos a importância que damos a eles.

Por isso, quando chega a hora de tomar uma decisão em conjunto com outra pessoa - ou com outras pessoas - a coisa costuma pegar, porque o outro também tem os seus valores. Se forem diferentes dos seus, ele vai relutar em abrir mão. Além disso, se um dos lados abrir mão de seus valores pelos valores do outro, pode apostar, o tempo vai mostrar que o resultado será um fracasso, porque uma das partes não estará satisfeita durante todo o tempo.


Portanto, a melhor opção diante de uma decisão que apresente um impasse de valores é não decidir. Ou decidir em separado, se for possível. Nunca em conjunto.

Se for um casamento, não case. Se for a compra de uma casa, não compre. Se for a mudança para outra cidade ou país, não mude. Só decida aquilo que for possível fazê-lo sozinho.  

E não entre naquela onda de que com o tempo você se acostuma. Não porque os valores não possam mudar, mas porque você nunca sabe se os valores que hoje estão em jogo realmente um dia mudarão.

by Dalton Cortucci

Leve para sua empresa ou instituição uma de nossas palestras ou workshops sobre Inteligência Emocional, Eneagrama e Coaching.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...