quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Aceitar é só para os fortes

A maioria de nós tem muita dificuldade de lidar com críticas e assimilar decepções. Algumas vezes elas batem tão forte que a gente desaba. 

No entanto, todo mundo sabe que não é possível passar pela vida ileso de situações com as quais não gostaríamos de nos deparar. Situações que às vezes provocamos conscientemente e às vezes nos chegam vindas daqueles com os quais nos relacionamos. 
De fato, nosso mundo seria muito melhor se não ligássemos para as críticas e não tivéssemos expectativas que acabam nos causando decepções. Mas a gente sabe como isso é difícil. Então o que fazer?

A única resposta eficaz para isso está na: ACEITAÇÃO.

Aceitar não é submeter-se passivamente a algo, mas sim enxergar esse algo como um fato real, para que a partir dele a gente possa decidir o que fazer.

Essa atitude é a nossa maior dificuldade, porque diante de algo indesejável tendemos a nos revoltar. Ficamos nos debatendo pra tentar encobrir a realidade como se fosse melhor viver numa mentira. 

O pior é que toda a nossa revolta diante de uma crítica ou de uma decepção simplesmente não muda nada. Aliás, só dificulta, pois quando não aceitamos a realidade que está na nossa cara passamos a nos defender como se estivéssemos sendo atacados por um inimigo que está dentro de nós.

Por isso que a Aceitação é a única saída. Quanto mais rápido aceitarmos uma realidade, menos tempo levará para termos uma reação. Mas quanto mais tempo levarmos nos queixando do que vimos e sentimos, mais tempo ficaremos sofrendo, remoendo "por quês" e consumindo nossa saúde física e mental.

Para quem pensa que a Aceitação é para os fracos, muito pelo contrário, aceitar é só para os fortes, porque quando aceitamos o que está na nossa frente enviamos para o universo uma mensagem de coragem. E dessa coragem é que precisamos, porque a vida continua.

by Dalton Cortucci


assista ao vídeo sobre o tema




Leve para sua empresa ou instituição uma de nossas palestras ou workshops sobre Inteligência Emocional, Eneagrama e Coaching.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...