sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

O Som do Silêncio

Sim, o silêncio diz mais do que mil palavras.
Um belo ditado e que se aplica em muitas situações.
Mas, como tudo na vida, isso é relativo....

Experimente deixar alguém esperando por uma resposta a uma pergunta pertinente ou a um feedback que você se comprometeu a dar? Nessas horas o silêncio pode significar um monte de coisas, a começar por falta de consideração.

Que tal sair de casa às 10 da noite e não dizer para seu marido ou esposa aonde vai e a que horas volta? O que você estaria propiciando ao outro pensar? Ele poderá ir do céu ao inferno com seus pensamentos.

Experimente dizer a um cliente que até amanhã você dará um retorno e o dia seguinte termina sem que esse retorno venha? E não se ofenda se ele pensar que sua empresa é uma porcaria ou que você não lhe dá a mínima atenção, pois o seu silêncio propicia que ele pense qualquer coisa.

Durante a minha vida inteira eu disse a quem trabalhou comigo: quebre o silêncio regularmente. Quando você é responsável por algo que deve prestar contas, manter-se em silêncio é muito perigoso, pois nessa situação ele é sempre a pior "informação".

É óbvio que eu disse o mesmo para os meus 3 filhos quando se tornaram adolescentes. Informar aonde iam, com quem iam, e qual a hora prevista para retornarem, era fundamental para minimizar as preocupações. A gente sabe que muitas vezes eles mentem, mas, comumente, a tolerância com os filhos não é zero.

Contudo, com seu cliente, ou com seu chefe, ou com seu companheiro(a), a coisa é bem diferente. Por isso, o silêncio pode ser o céu, mas pode também ser o inferno.

By Dalton Cortucci

.

2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...