domingo, 20 de fevereiro de 2011

Sincronicidade

O termo Sincronicidade é fruto do trabalho do psicanalista Carl Jung, mas aqui vou apenas me apropriar do termo e ficar bem longe de qualquer discussão acadêmica.

Na verdade, o termo Sincronicidade está ganhando espaço em nosso vocabulário como indicador de duas crenças:
a primeira é a de que
"nenhum acontecimento é por acaso"
e a segunda é a de que
"todos os acontecimentos estão escritos em nosso destino".
Essas duas crenças nos levam de imediato a concluir que realmente ninguém acredita em coincidências.

A consequência que a ideia das duas nos sugere é a de que todos os acontecimentos em nossa vida estão sincronizados. Em outras palavras, nada na vida é casual, tudo é causal.


Uma prova disso está em nós mesmos. Sempre que um evento "coincidente" nos acontece, imediatamente lançamos mão de argumentos tais como: "estava escrito", ou "tinha de ser assim", ou "nada é por acaso". Essas expressões só reforçam a ideia de que para nós, de fato, "coincidências" não existem.



Bem, se coincidências não existem e tudo é obra de um sincronismo entre eventos, então torna-se importante começar a olhar as coisas ao nosso redor como um cientista, pois, no fim das contas, o que deve estar acontecendo agora embute mensagens sobre uma "coincidência" que irá acontecer em breve. Essa é apenas uma conclusão lógica.



Já que estamos usando esse raciocínio, podemos então começar exercitando com o fato de você ter chegado até aqui para ler este post do blog. Por qual razão será que chegou até ele ? 



Mas perguntar dessa forma não é adequado. Uma boa dica para estimular o espírito científico na observação dos acontecimentos é trocar a pergunta: ao invés de "por quê?" troque para "para quê?".

Faça isso sempre que um evento chamar a sua atenção, seja com você ou com alguém com quem convive. 


Lembre-se sempre de trocar a pergunta "por quê?" por "para quê?". 

"Para que isto está acontecendo na minha vida?"
"Para que isto está acontecendo na vida dele(a)?"


Fique atento ao que acontece com você e use essas perguntas sempre que for conveniente. Fazer isso é uma manifesta intenção de que você já está especulando os acontecimentos como se fosse um cientista. Com o tempo, irá se surpreender como a sua  capacidade de percepção e compreensão dos acontecimentos muda para melhor.

Bem, então é bom começar já e aos poucos constate a Sincronicidade na sua vida. Com o tempo vai parecer até mágica.

Experimente!

by Dalton Cortucci
.
Leve para sua empresa ou instituição uma de nossas palestras ou workshops sobre Inteligência Emocional, Eneagrama e Coaching.

3 comentários:

  1. ÓTIMO COMEÇO, PALAVRINHAS MÁGICAS, QUERO MAIS...SEJA BEM VINDO AO MUNDO DOS BLOGS..FALTAVA VC AQ, MIL SORRISOS

    ResponderExcluir
  2. VAI ARRASAR AQUI TAMBÉM....MANDOU BEM GRANDE DALTON!
    SAUDADES
    SORAYA

    ResponderExcluir
  3. Também sinto que é isso Mana, por isso eu olho pra tudo na vida e tento compreender a sua importância por estar acontecendo...bjs

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...