quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

As Emocões são o nosso GPS

As emoções são resultado de milhões de anos de evolução. Por conta disso, elas têm o potencial de servir-nos hoje como um sistema de orientação interno muito sofisticado.

Embora todos os seres humanos partilhem de emoções semelhantes, cada um se diferencia pela  intensidade, assim como alguns precisam de mais água, mais comida ou de mais sono.
Uma pessoa pode precisar de mais liberdade e independência, outra pode precisar de mais segurança e companhia. Uma pode ter maior curiosidade e maior necessidade de compreensão, enquanto outra tende a aceitar tudo sem muita relutância. 

Se considerarmos que as emoções indicam como estamos indo - satisfeitos ou não satisfeitos - serão elas a quem temos de atender. É a elas que temos de dedicar nossa atenção, para que nos conduzam ao que queremos.  

Por isso, observar nossas emoções pode significar simplesmente o resultado entre o sucesso e o insucesso, a alegria e a tristeza, a saúde e a doença.

Assim  como um GPS nos informa onde estamos, nossas emoções sinalizam se o caminho que escolhemos é o mais indicado para nossa sobrevivência.  Por isso, negligenciar o que as emoções indicam significa o mesmo que negar a felicidade a si mesmo.
.

by Dalton Cortucci

Leve para sua empresa ou instituição uma de nossas palestras ou workshops sobre Inteligência Emocional, Eneagrama e Coaching.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...