domingo, 27 de fevereiro de 2011

Dica para evitar o stress: não faça nada para fazer mais.


Às vezes, a forma mais valiosa que você pode gastar o seu tempo é não fazendo nada.

Eu explico: gastamos muito tempo correndo por aí sem que percebamos o quanto damos voltas. Quanto mais estressados ficamos, menos claramente pensamos. Além disso, quanto mais estressados estamos,  mais danos fazemos ao nosso corpo devido à liberação do hormônio cortisol, o qual é projetado nas situações de stress e de fadiga. Em outras palavras, nossos corpos não reconhecem a diferença entre a presença de um tigre à nossa frente e a pressão de um prazo para entregar um trabalho. O resultado fisiológico é o mesmo. Ao longo dos anos, demasiado cortisol pode causar problemas graves à saúde.

Experimente parar. Fazer uma pausa. Não faça nada. Sente-se no sofá e imite um vegetal. Pode ser inicialmente difícil, mas comece fazendo isso por 5 minutos. Nesse período, você não tem permissão para planejar ou pensar. Sente-se e leia algumas páginas de um livro, ou admire um pôr do sol, ou observe uma foto relaxante da qual goste muito.

Faça isso todos os dias durante uma semana. Em seguida aumente o tempo para dez minutos e vá evoluindo até chegar a pelo menos 30 minutos por dia. Daí observe como a pressão arterial diminuiu, como a pressão no maxilar também diminuiu (diminuindo o ranger dos dentes),  como você já não grita tanto com seus filhos, enfim...

Aprenda que precisamos de tempo ocioso. Precisamos de tempo para relaxar. Precisamos de um tempo no qual ninguém possa esperar nada de nós. É possível alcançar isso, mas você tem que dar-se permissão para fazê-lo. Talvez criar um lugar especial onde você consegue não fazer nada e que sua família saiba que naquela hora você não está disponível.

Quando você começar essa prática, vai descobrir que dando-se um tempo para não fazer nada, você vai realmente conseguir fazer mais.

by Dalton Cortucci

Leve para sua empresa ou instituição uma de nossas palestras ou workshops sobre Inteligência Emocional, Eneagrama e Coaching.



.

2 comentários:

  1. Dalton, genial!

    O que vemos hoje é uma espécie de "entropia mental e comportamental", muito comum no pessoal da Geração Y, que faz tudo correndo, apressado, gastando muita energia e o resultado é menor que o esperado.

    Algumas vezes surge um Einstein ou um Zuckerberg!

    Devagar gente, pensar, relaxar é bastante agradável (e não dói!).

    Abraços,
    Claudio
    Entropia: http://bit.ly/fA5utd

    ResponderExcluir
  2. Concordo Claudio. Não é porque a informação viaja hoje de forma quase instantânea que a gente tem de pegar carona nesse frenesi. Há momento pra tudo e, como sempre, o equilíbrio sempre é a melhor saída.

    Abração

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...